• Blockquote

    Sed dignissim mauris nec velit ultrices id euismod orci iaculis. Aliquam ut justo id massa consectetur pellentesque pharetra ullamcorper nisl...

  • Duis non justo nec auge

    Sed dignissim mauris nec velit ultrices id euismod orci iaculis. Aliquam ut justo id massa consectetur pellentesque pharetra ullamcorper nisl...

  • Vicaris Vacanti Vestibulum

    Sed dignissim mauris nec velit ultrices id euismod orci iaculis. Aliquam ut justo id massa consectetur pellentesque pharetra ullamcorper nisl...

terça-feira, 5 de abril de 2011

Como fica a cabeça de quem usa mídias sociais?


Por Roberto Tostes
Imagine um carro de corrida em velocidade estonteante numa reta; sinta-se em águas profundas investigando áreas obscuras; entenda o medo e a leveza do seu corpo caindo em um salto de paraquedas; imagine a excitação do cientista testando uma nova fórmula; sofra a angústia de um artista diante da tela em branco. Imagine tudo isso ao mesmo tempo e mais alguma coisa.
Esta pode ser uma imagem exagerada dos profissionais que trabalham na web com comunicação, mídias e redes sociais, mas talvez seja assim mesmo em alguns momentos.
Envolve criação, planejamento, monitoramento, reação, versatilidade e tudo que pode acontecer instantaneamente na web: os riscos, desafios e aprendizado desta arena digital.
Para se adaptar bem a tudo isso, a cabeça tem que estar pronta para atuar em 7 níveis:


1) Produtor

Como um bom agricultor, saber semear e gerar bom conteúdo, mantendo o público fiel e interessado.

2) Aglutinador

Ter espírito de união, conseguir trabalhar em equipe para render mais. Puxar a participação dos usuários e conseguir mobilizar a audiência.

3) Criador

Buscar novas ideias e formas de comunicar. Inspirações, referências, novas mídias. Não repetir fórmulas, inovar, planejar, executar e avaliar resultados.

4) Mediador

Mediar e administrar conflitos, estimular o diálogo e a interatividade, abrir canais de comunicação. Usar os meios certos para cada tipo de comunicação.

5) Pesquisador

Descobrir novas fontes, ler textos, ver apresentações e vídeos, atualizar-se. Estar aberto a novos conceitos e dedicar tempo para estudar e aprender coisas novas.

6) Conectar-se

Estar ligado em redes, parceiros, manter canais ativos de troca de informações e links, participar de encontros, eventos, discussões.

7) Senso coletivo

Ter uma percepção boa para entender o que acontece na web. Sentir a voz geral, perceber tendências, analisar movimentos na rede e prever reações.
Mas cuidado: essa imersão toda no mundo virtual pode também viciar e criar dentro de você um viral com efeitos imprevisíveis. A sensação pode ser excitante demais, mas o tombo também pode ser grande.
De vez em quando é preciso saber desconectar disso tudo e cair na real, isolar-se, desligar e voltar a ser e agir como uma pessoa normal. Como diz a música, ser apenas mais um na multidão.
Referências: Get Satisfaction e Web Strategy



ou nos siga no Twitter: @pontomarketing 
Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial Share Alike